quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A vitalidade de uma grande mulher

Corria o ano de 1991, e uma família levou um miúdo, na altura sem ter completado ainda 10 anos a ver teatro de revista no Teatro Nacional Dª Maria II.
Das poucas recordações que sobrevivem dessa noite mágica na minha memória, há uma que não se apaga com o tempo.
É a memória de uma voz a solo no centro do palco, uma voz forte, mas que não era de homem. Uma voz que arrepiava, mas não metia medo…uma voz que mais tarde vim a saber pertencer a Simone de Oliveira.
Chamava-se "Passa por mim no Rossio", mas em vez de passar, ficou gravada na memória.

Simone é das personalidades portuguesas cuja presença mete respeito e ao mesmo tempo deve inspirar aqueles que ainda sendo jovens parecem ter receio de se impor a sua presença no mundo.

Simone mais do que por um talento imenso, sobressai pela personalidade.
Sobressai pela emoção com que canta puxando as notas mais improváveis através da sua voz inconfundível…e cerrando o punho as atira à nossa cara  com o mesmo descaramento e convicção com que cantou a “Desfolhada” no festival da canção de cabeça erguida e nariz empinado, desafiando a censura e o conservadorismo retrógada.

Quando, entre 1969 e 1972, um problema nas cordas vocais a impediu de cantar, Simone para sobreviver lançou mãos à escrita em Jornais e Revistas, e à Locução na Rádio e na Televisão.
Uma mulher de armas, com vontades férreas e uma elegância desconcertante! Alguém cujo rosto tão depressa é austero revelando um personalidade firme como depressa se emociona com a palavra mais doce, ou se desfaz na mais sonora gargalhada.

Simone provou-nos a todos que a beleza de uma mulher não se perde com a idade, apenas se transforma.

Fica a voz de Simone, nesse mesmo ano de 1991 em que a "conheci" a interpretar com uma intensidade única uma das mais belas letras jamais feitas para uma canção!

O poema é de José Luís Tinoco, e foi originalmente escrito para a voz de Carlos do Carmo



2 comentários:

Anónimo disse...

parabéns... nao se trata de arranjar bons temas para comentar, nem tao pouco da opiniao que se tem mas sim da paixao com que se faz as coisas e que se consegue transmitir... amei...

João o Protestante disse...

Obrigado amiga "anónima" que já sei quem é! LOL
E eu adoro que haja quem partilhe das mesmas paixões.. .e assim perceba o que sinto e escrevo.