sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A vida, o amor e as aves

Aviso à Navegação:

Começa já daqui a pouco a 1ª noite de duas de mais um fim de semana. Facto!
Se tiverem como hobby frequente a observação de aves noctívagas passar directamente ao ultimo parágrafo, ou ir beber minis para a esplanada mais próxima.

Este texto recuperado e revisto de Abril 2006, (altura em que a estupidez na minha mente brotava elevada ao cubo) o que hoje claramente não acont..... adiante!

Deixo-vos o guia prático para o fim de semana:

O comportamento masculino quantos ás tentativas de acasalamento na noite (bar/discoteca), é digno de um documentário da N. Geoghraphic sobre aves raras.
Há pouco tempo entre os meus amigos identificámos a primeira espécie de Ave de Discoteca a que alguém chamou, Passarão de Pilaré o indivíduo que passa a noite encostado ao pilar  (um pé encostado á parede), de copo na mão a controlar tudo o que passa e observar, quando dá por si está embriagado e esquece as presas que marcou. (caracteriza-se por ser “pé de chumbo” e não se aventura na pista)

A partir desta espécie comecei a investigar e identifiquei várias outras. … Se Darwin fosse vivo haveria de me dar razão!

- Falcão: Entra em acção mal chega, identifica a “presa”, e ataca imediatamente em voo picado sem fazer perguntas, repete o ataque várias vezes a várias fêmeas até ter sucesso ou até ser escorraçado por um predador de maior envergadura.

- Andorinha: Faz o seu ninho num canto, e é ali que passa mais tempo. Esvoaça constantemente para trás e para a frente, dá voltas em redor das fêmeas, mas acaba timidamente, por voltar sempre ao mesmo “ninho” (geralmente junto ao balcão).

- Rouxinol: Tem muita Garganta, sabe cantar, canta, canta….e de tanto cantar não são raras as fêmeas que se deixam levar na “cantiga”.

- Pombo-correio: Tem a mania de andar a mandar “recados”. - Olha…a tua amiga é muito gira! Pergunta-lhe se ela quer vir  beber café comigo. etc
- Coruja: Geralmente aos pares, estão num poleiro num local elevado com vista sobre o “movimento”, passam a noite a dizer mal deste e daquele e a dizer bem desta e da outra. Sempre de olhos bem abertos e visão apurada, sabem onde elas estão mas raramente as alcançam.

- Pisco: Tem mais olhos que barriga, passa a semana a dizer que este sábado é que vai ser! Que vai comer muito e do bom, mas se acabar por encher o “papo”, com qualquer migalhita… fica satisfeito e gaba-se de ter feito um banquete.

-Abutre: Chega quase no fim da batalha, voa em circulos examinando os restos mortais das poucas fêmeas que por ali ficam àquela hora, escolhe uma vítima moribunda e ataca quando já não há concorrência! Fica com os “restos” mas não passa fome.

-*JÁ PODIAS TAR A BEBER A 1ª!

Sem comentários: