segunda-feira, 2 de junho de 2008

Alegria sem preço

Mais uma vez o Rock in Rio voltou, e voltou em grande.
No que diz respeito à qualidade da organização e infraestruturas atingiu desde a edição de 2006 a excelência.
O cartaz é sempre rico em grandes nomes, sem dúvida! MAS....
O meu "mas" prende-se com algumas "injustiças". É sabido que a indústria do espectáculo é pouco dada à gratidão e à justiça mas há coisas que mereciam ser tratadas de outra forma.

Ontem, 1 de Junho, uma banda com 30 anos de carreira, a fazer música e a dar concertos. Uma banda que respeita o publico e que o publico abraça sempre com entusiasmo provou que sabe mais uma vez proporcionar um grande espectáculo. Os xutos & Pontapés foram colocados no inicio do cartaz, com estatuto de banda secundária, com pouco tempo de concerto para todas as musicas que queríamos ouvir deles, tal como havia acontecido nas outras duas edições do festival.

Mas eles mais uma vez elevando o nível do seu profissionalismo, e da sua elegância não se queixaram, deram tudo o que tinham, divertiram-se em palco, levaram uma orquestra, puseram o parque da Bela Vista literalmente aos saltos em euforia mesmo que nas 1ªas filas estivessem apenas pré-adolescentes histéricas, à espera de uns putos alemães de 18 anos que ainda pouco ou nada provaram em termos de qualidade musical mas que (supostamente) têm uma imagem que transforma adolescentes em jovens compulsivamente desequilibradas. Duas delas (que não aparentavam mais de 14 ou 15 anos) diziam que dormiram duas noites à porta do recinto para serem as 1ªas a entrar no dia dos Tokio Hotel. À pergunta da jornalista que as entrevistava, uma respondia em lágrimas que o fez "porque não podia perder a oportunidade de lhes dizer na cara tudo o que sente, tudo o que tem para lhes dizer" ... e eu preocupado a pensar que elas estavam lá porque gostam da música.

Os xutos alheios a tudo isto fizeram o que melhor sabem, rock and roll... recebendo um "cache" certamente ridiculamente irrisório quando comparado ao que recebe uma jovem com um disco gravado e que se apresenta para trabalhar, encharcada em álcool e em droga, sem voz, com um aspecto medonho e sem capacidade sequer para se equilibrar nas próprias pernas quanto mais para justificar o que ganha para dar um "concerto".
Dificilmente vão haver imagens iguais neste festival...no palco banda e atletas olímpicos portugueses a "curtir à grande" e fazer todos gritar por Portugal. No recinto, pais com os filhos aos ombros alguns ainda sem idade para ir à escola, aos saltos em comunhão ao som da maior banda rock portuguesa. Filhos de sorriso rasgado a reviver as canções da juventude dos pais.
Reparem no grande plano do "puto" com a braçadeira vermelha e amarela! Reparem no final do concerto nos sorrisos e nos abraços que se deram em cima do palco em celebração de uma alegria que gostaria de ver mais valorizada, seja com os xutos seja com outros...


14 comentários:

Custódia C. disse...

Foi um grande momento, música e desporto em total sintonia. Gostei de ver os meus atletas, tão bem em palco, como na piscina :)

The Star disse...

Tive pena de não ter visto o concerto, mas ouvi na rádio e tudo o que tu disseste aqui, foi transmitido pela música, pela entrega da banda e do público em plena sintonia.
O que tu disseste lá no meu blog, é precisamente aquilo que eu sinto. Por mais que não se goste de uma ou outra banda, é de louvar como depois de décadas no activo ainda estejam tão jovens e fortes como outrora. Só a qualidade do que fazem pode justificar tamanha longevidade.

Anónimo disse...

Até me admira não falares na Amy... LOOOLLL.
Beijitos.

Cláudia disse...

Na minha opinião, os xutos foram os melhores daquele dia.
Sem duvida.
Qual grupo alemão qual quê.
E muitos que foram naquele dia, arrisco dizer que foram pelos xutos!

E ridículas, as miúdas a dormirem 2 dias na rua.Fico admirada com os pais....será autorizam esta situação????
Alias, será que eles sabiam onde andavam as filhas?

Enfim!

Marisa disse...

Eu não fui mas vi pela sic e gostei bastante do concerto deles! Também acho que deveriam ter tido mais tempo para actuarem e tocarem muitos mais êxitos que ficaram por tocar.
Quanto aos Tokio Hotel... são crianças. Li num blog que a exigencia que fizeram foi terem no camarim... gomas em forma de ursinhos! Poupem-me.

marta r disse...

Também não percebi essa de colocarem os Xutos àquela hora! Até parece que não são uma das melhores bandas portuguesas de sempre!

Šaяa disse...

Concordo plenamente!!
Lindoooooo!!
Xutos é sempre Xutos!!!
Xutos é sempre bom :)

Eu também era capaz de ir lá só para os ver :) Mereciam claramente mais tempo e respeito!!

E aquela drogada??!! Como é que alguém paga para ter aquela gaja em palco! Realmente! Não devia ter recebido nada!

Anónimo disse...

Como muitas vezes acontece (à excepção do fenomeno do futebol e do Cristiano Ronaldo) temos o sindrome do portuguesinho, em que consideramos que desde que seja estrangeiro é que é bom (ainda que se actue completamente pedrado, se eskeça da letra...enfim)...
Os Xutos não são a minha banda favorita, mas mesmo assim admiro o seu trabalho, e se têm uma ja grande caminhada enquanto banda, tal deve-se à grande interacção e atracção que exercem sobre o publico...Vi-os uma vez mais na queima do Porto deste ano e, apesar do passar dos anos, ainda fazem inveja, a muitos musicos bem mais jovens, em termos de energia e carisma...

pinky disse...

pois eu cá fui vendo pela sic radical, não houve tempo para aproveitar essas vindas todas :(

as velas ardem ate ao fim disse...

O RiR não faz mesmo o meu genero.

bjoca

João o Protestante disse...

perola, até parece que não me conheces :=)

marisa. quanto a esse boato das exigencias, até pode ser verdade mas há um grande apetite das pessoas ou por inventar essas exigencias caprichosas ou por exagerarem na sua interpretação.
Posso assegurar-te por experiencia própria que por expº os xutos têm dos camarins mais simples e fácies de "compor" sem qualquer tipo de ostentação, são boa gente, pessoas simples e humildes com quem se trabalha muito bem.

João o Protestante disse...

marta r,
a razão porque os xutos estão àquela hora é a mesma pela qual os Moonspel vão abrir o dia de sexta-feira sendo a banda portuguesa de maior projecção mundial e cabeça de cartaz em muitos festivais europeus.
O RiR é um festival cuja organização e patrocinadores parecem fazem um grande favor aos artistas portugueses. Aquele palco secundário nas traseiras parece uma esmola para calar os "pobres".

Nem um banda por dia nacinal há no palco principal quando todas(poucas) as que lá vão proporcionam sempre grandes momentos!

João o Protestante disse...

Diana, antes da queima do porto eles passaram pela de leiria. Estive à conversa com pessoal do staff e da própria banda e eles tinham meia 4 0u 5 concertos no espaço de pouco mais de uma semana. E garanto que não tavam a fazer frete nemhum! Eles divertem-se!

Maçã de Junho disse...

Por uma questão de principio que já tive a oportunidade de explicar no Maçã de Junho: EU NÂO VOU!

Fica apenas uma nota:

"Meu caro amigo", por Chico Buarque

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita

Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta



BoM DoMiNgO
MaÇÃ De JuNHo