quinta-feira, 3 de julho de 2008

re-postagem quente

No passado dia 1 foi anunciado a entrada ao serviço na máxima força dos meios de combate ao fogo, abrindo oficialmente a "época de incêndios".

Só não escrevo um texto sobre isto porque em tempos noutra morada já o fiz e mesmo que o publique aqui de novo já ninguém se lembra poupando assim trabalho que o tempo tem sido escasso para estas andanças na última semana.
ON FIRE (de 12-7-06 AQUI)

Parece que finalmente começou a tão esperada época dos incêndios!
Tudo normal! É a época do ano em que o “folclore” tradicional passa por atear fogos e apagá-los.
Quando oiço falar em início da época de incêndios a ideia que me surge é algo semelhante com partida de meia maratona de Lisboa.

A meio do noticiário o “pivot” da sic noticias faz a ligação ao exterior:
-“O repórter Arlindo Neves está junto aos atletas (leia-se incendiários) a acompanhar o tiro de partida da já tradicional época de incêndios! Vamos agora em directo para o concelho de Oleiros, um dos concelhos Portugueses que mais tem contribuído para a divulgação e crescimento deste evento anual! Arlindo está tudo a postos para a partida?”

-A.N. Assim parece! Várias centenas de incendiários estão preparados para começar a “atear”! É de salientar que este ano foi proibido o uso de acendalhas pois segundo a organização é algo que não dignifica o fogo posto tradicional, esse sim um marco da nossa cultura! Seguindo a tradição o fogo deve ser ateado com carteirinhas de fósforos, tochas, gasolina e beatas de cigarros!”
Atenção vai dar-se sinal de partida!...3, 2…1! E aí vão eles!
Os favoritos tomam a dianteira desde cedo, com o campeão do ano anterior Arnaldo Figueiredo, mais conhecido como Arnaldo “Fogueira” a queimar uma considerável zona de mato rasteiro.
Logo atrás de Arnaldo vem Casimiro Fagulha, um dos mais sérios candidatos ao título. Mas começa mal visto ter optado por incendiar um pinhal, que por azar, tem como proprietário um conhecido deputado do partido do governo e de imediato surgem 237 bombeiros com 132 viaturas apoiados por meios aéreos vindos de todo o país e também de Espanha! Um incêndio promissor não passou de fogacho!
Vamos ouvir a opinião do nosso comentador de serviço, o antigo bombeiro Firmino Mangueira sobre este erro táctico!”


F.M.- “A prova de Casimiro está desta forma comprometida ficando o título fora de alcance! É incrível como um homem com esta experiência na arte de incendiar cai neste erro! O Fagulha devia incendiar propriedades de pequenos agricultores e de gente humilde do povo, reservas naturais, etc.. Pois toda a gente sabe que nesses casos os meios são sempre insuficientes e por vezes nem sequer chegam a tempo!”

3 meses depois….. com o repórter Arlindo Neves.
-Estamos já perto do final desta época de fogos, Setembro já lá vai e parece que o vencedor deste ano vai ser de novo Arnaldo Fogueira! Com 2990 hectares reduzidos a cinza este homem teve ainda tempo para queimar 3 viaturas de bombeiros e várias habitações! …quando pensávamos que seria impossível quebrar o record do ano passado, aí estão os números a ser superados!
Mas atenção! Chega-nos a informação que o vencedor foi desclassificado por ter recebido “patrocínios” ilegalmente de uma empresa que fabrica “pasta de papel”… da qual o comandante dos bombeiros é sócio! E isso poderá ter ajudado a retardar o combate ao fogo de modo a arder mais pinheiros!
O campeão passa ser assim Casimiro Fagulha!
Citando uma saudosa blogger cliente da antiga tasca: O que foi que eu disse???
Será que para o ano teremos de novo um record da prova?
Esperemos para ver! Até lá façam fogueiras durante o Inverno só para “matar o bichinho”!

7 comentários:

Cláudia disse...

Infelizmente.... cada verão é a mesma história!

Lembro-me deste teu post :)

Só espero para o ano não o voltar a ler...eheheh

Estou no gozo claro :)

Beijo

as velas ardem ate ao fim disse...

Realmente quente!

bjo

Anónimo disse...

Quem e que se lembra de dizer a epoca dos incendios?! Ate parece uma coisa boa, tipo a abertura da epoca balnear...Por isso e que existem os incendiarios, ate tem uma epoca e tudo, e como a maca o pessego e os morangos......
Mary 7

The Star disse...

Existem profissões sazonais, não é? A de incendiário é um exemplo... Daí a abertura da época de fogos...
Bem, deixemos-nos de brincadeiras com assuntos sérios, pois não quero roubar o poleiro do nosso "protestante de serviço". xD

Anónimo disse...

Sinceramente nem sei muito bem se serão incendia´rios, oh João...
Beijos.

Margaret disse...

LOLOL esta está boa. adoro os nomes do participantes.
gajo aqui tens: http://blogueirosquesabemcomentar.blogspot.com/ ;)

Custódia C. disse...

Ora aí está um post que nunca passa de moda. Continua tudo igualzinho :)